SOBRE

Dr. Vinícius Costa e Silva de Freitas, formou-se em Medicina pela UGF – Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro/ RJ em 2003, teve sua formação como Cirurgião Geral pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia e Especializou-se como Cirurgião Plástico no Serviço de Cirurgia Plástica “Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto” pela Universidade Santa Cecília,  período no qual teve como preceptores diretos os Drs. Ewaldo Bolivar, cirurgião de renome internacional, ex-aluno e membro da 1º equipe do Prof. Ivo Pitangy; e o Dr. Osvaldo Saldanha, famoso principalmente pela técnica revolucionária da lipoabdominoplastia. Ambos Bolivar e Saldanha ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (sendo Saldanha no biênio 2006-2007) e ate hoje conselheiro assíduo da sociedade.

Graças à vasta equipe de profissionais extremamente qualificados durante a sua formação, teve a chance de participar do desenvolvimento de novas técnicas como a lipoabdominoplastia e a lipomioescultura e de aperfeiçoar a sua atividade científica e de pesquisa. Participando ativamente de congressos e jornadas – com apresentações de trabalhos, aulas e palestras de sua autoria, além de publicações em revistas e livros nacionais e revistas internacionais e assim, pode acompanhar serviços de renome como o de cirurgia plástica do Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais da Universidade de São Paulo – HRAC-USP na cidade de Bauru-SP; O Serviços de Queimados do Hospital João XXIII na cidade de Belo Horizonte-MG; no serviço de Cirurgia Crânio Facial do Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência na cidade de São Paulo – SP; no Serviço de reconstrução mamária do Hospital Prof. João Sampaio Góes Júnior – Entidade Camiliana pelo Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer – IBCC – na cidade de São Paulo – SP, entre outros.

drviniciusdefreitas
Dr. Vinícius de Freitas - Cirurgião Plástico

Dr Vinícius de Freitas por Hugueney Bisneto

Aristóteles disse ” A beleza é a melhor carta de recomendação “. 

Já Vinicius de Moraes dizia que “beleza é fundamental“. 

Por outro lado – Leonardo da Vinci ” Melhor do que ter uma grande beleza, é ter um grande coração “.

Me lembro da calça USTOP e ela tinha como slogan – “o mundo trata melhor quem se veste bem”.

Desde sempre vivemos ao lado da aparência e da boa aparência, como um cartão de visita. 

Voltemos aos egípcios e vejo imagens lindas; esteticamente falando e algumas como aquele preto nos olhos, era tipo uma seiva negra que se pintava nas pálpebras para, nas caminhadas e sol forte; proteger os olhos. E ainda se dava uma puxadinha no canto dos olhos (será que foi alí que nasceu o delineador?). 

Beleza com fundamento.

Enfim; hoje vivemos (ou melhor; há décadas) a ditadura da moda, da beleza, da magreza e tudo mais.

 

Sou a favor de qualquer procedimento dermatológico e cirúrgico (quando necessários) para me tornar melhor.

Quando estou de mau humor não saio de casa.

Quando saio de casa, encontro pessoas e levo minha porção melhor, minha alegria e bem-estar para dividir e multiplicar com os outros. E uma roupa alinhada, barba bem feita, cabelos no lugar e pele idem.

É tudo tão simples.

Somos imperfeitos por dentro e por fora e temos sim que arrumar estas gavetas bagunçadas dentro da gente e dar um up-grade no visual. Que mal há nisso ?

Não vejo nenhum.

Só vejo positividade mas tudo com parcimônia pois o menos sempre será mais !

Podemos aprender tudo na vida com atenção, observação e vontade pois vivemos juntos, em comunidade.

E podemos sim dar uma “arrumadinha aqui e outra acolá”.

Agora – elegância –

Só não se aprende ser elegante.

Se nasce.

Reparadora ou estética ?

Na Índia, pelo cirurgião Susruta Samhita – as técnicas realizadas por ele chegaram ao nosso conhecimento quando em 1597 o italiano Tagliacozzi as publicou após o encontro de antigos papiros que as relatavam detalhadamente. 

Entretanto como especialidade médica é muito mais recente porque, como todos os ramos da cirurgia, só após o advento da anestesia, e, mais precisamente, após a segunda guerra mundial quando muitos avanços foram feitos, como a descoberta dos antibióticos, passou a ser possível a realização de cirurgias mais longas com segurança e sem o risco de infecções.

Cirurgias reparadoras, principalmente de defeitos causados pelas armas de fogo, cada vez mais mutilantes, foram se aperfeiçoando após a primeira guerra mundial e principalmente após a segunda, e na primeira metade do século 20 pouco se fazia para corrigir defeitos estéticos, fazendo-se até mal juízo do cirurgião que executava cirurgias “apenas” para modificar a aparência. 

As cirurgias plásticas eram realizadas por qualquer cirurgião, eram poucos os que gostavam dessa prática e ainda não havia o conceito de especialista . 

A especialidade, reconhecida como tal, surgiu no final dos anos 40. 

Na atualidade temos várias referências de grandes exemplos de profissionais gabaritados e outros nem tanto. 

Cuide de si – por sua saúde mental, física e orgânica. Viva bem e feliz. Pesquise, oriente-se e depois é só viver com autenticidade aceitando limitações.

Dr. Vinícius Costa e Silva de Freitas, Médico Cirurgião Plástico

Brasileiro, uberlandense nasceu dia 30 de junho e viveu sua infância nas terras fundadas por Felisberto Carrijo. Filho da bonita e gente boa – Lucia Helena Costa e Silva de Freitas (“cartão de visita” dele; junto com sua mulher Renata – duas mulheres bonitas – como referência estética e de boa cepa na questão do bom conceito de família) e do conhecido, tradicional médico cirurgião plástico; dr. Publio Paraizo de Freitas (in memoriam).

Durante a infância gostava de passar o tempo na fazenda da família – hoje atual Restaurante Recanto da Aguas – e assim praticava natação, futebol , cavalgadas e ainda curte. Por sinal, dr. Vinicius adora esportes; viajar e ficar com a família. A meu ver isto é muito importante e vital, salutar. Porque praticar esportes na infância, juventude e continuar na meia-idade é uma benção – (eu sei o que estou falando) – tenho pais que praticaram e hoje na terceira idade estão muito bem. Viajar é um barato. Viajar é a única maneira que a gente gasta dinheiro e fica mais rico. E família é tudo. È base, é berço, é segurança – é vida.

Apaixonado por animais, o casal tinha uma mulata. Não de escola de samba, mas a ave, prima da arara, tia da calopsita e cunhada das cacatuas. Uma paixão, mas ela faleceu, tadinha. Hoje eles, com a fofucha filha Antonella tem duas shitsu – as cadelinhas são parte da família.

Vinicius é apaixonado por Uberlândia. Mas também quem não é ? Uma cidade pujante com infraestrutura impecável e propagada em todo o Brasil.

Filho do meio de três irmãos foi o único que seguiu a carreira do pai, desde muito cedo o acompanhava em sua clinica e nos hospitais, se inteirava dos assuntos pertinentes a profissão e logo tomou a decisão de que também queria ser médico cirurgião plástico, assim começava uma longa caminhada.

Aos 17 anos se mudou para os EUA afim de aprimorar outra língua bem como explorar outra cultura, nesta época já tinha em mente que esta etapa seria mais difícil despois que entrasse na faculdade.

Ao retornar para o Brasil foi estudar Medicina no Rio De Janeiro, seis anos se passaram e dai retornou para Uberlândia onde fez Especialização em Cirurgia Geral na UFU. Após esta etapa mudou-se para a cidade de Santos onde escreveu história e agora segue um relato para sua informação acerca do profissional:

Antes de entrar na seara do médico, do profissional, e ainda lhe contando sobre a pessoa, o homem, o ser humano. Quero lhes contar sobre o filho Vinicius. Vinicius é um príncipe porque foi criado por uma rainha, sua mãe Lucia Helena. Mas a paixão que nutria por seu pai, extrapolava as barreiras do amor de um filho pelo pai. Ele também era louco, vidrado no dr. Públio-médico. Tinha o pai como referência médica, de integridade e exemplo.

Logo que Vinicius chegou de Santos com sua amada Renata, já fiz amizade com eles. O engraçado é que sempre fui bem próximo da família dele, sobretudo dos pais, mas eu não conhecia aquele médico que virou amigo e eu pude ver, sentir e constatar a paixão dele para com o pai e quão importante foi ele já com a clínica montada no prédio da família (praticamente uma extensão do Santa Clara) na esquina da Santos Dumont com a Goiás. Vini (isto mostra intimidade rsrsrs) tinha a clínica no mesmo prédio da clínica do pai. Muito legal isto.

Dr. Vinícius Costa e Silva de Freitas, formou-se em Medicina pela UGF – Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro/ RJ em 2003, teve sua formação como Cirurgião Geral pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia e Especializou-se como Cirurgião Plástico no Serviço de Cirurgia Plástica “Dr. Ewaldo Bolivar de Souza Pinto” pela Universidade Santa Cecília,  período no qual teve como preceptores diretos os Drs. Ewaldo Bolivar, cirurgião de renome internacional, ex-aluno e membro da 1º equipe do Prof. Ivo Pitangy; e o Dr. Osvaldo Saldanha, famoso principalmente pela técnica revolucionária da lipoabdominoplastia. Ambos Bolivar e Saldanha ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (sendo Saldanha no biênio 2006-2007) e ate hoje conselheiro assíduo da sociedade.

Graças à vasta equipe de profissionais extremamente qualificados durante a sua formação, teve a chance de participar do desenvolvimento de novas técnicas como a lipoabdominoplastia e a lipomioescultura e de aperfeiçoar a sua atividade científica e de pesquisa. Participando ativamente de congressos e jornadas – com apresentações de trabalhos, aulas e palestras de sua autoria, além de publicações em revistas e livros nacionais e revistas internacionais e assim, pode acompanhar serviços de renome como o de cirurgia plástica do Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais da Universidade de São Paulo – HRAC-USP na cidade de Bauru-SP; O Serviços de Queimados do Hospital João XXIII na cidade de Belo Horizonte-MG; no serviço de Cirurgia Crânio Facial do Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência na cidade de São Paulo – SP; no Serviço de reconstrução mamária do Hospital Prof. João Sampaio Góes Júnior – Entidade Camiliana pelo Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer – IBCC – na cidade de São Paulo – SP, entre outros.

Desde então mantém a boa prática de frequência em congressos e apresentações de estudos de casos. Com foco na satisfação de seus pacientes, preza prioritariamente a qualidade e ética de seus serviços prestados. No ano de 2015 participou de Congressos  Internacionais em São Paulo e no Chile em Maitencilo e este ano já tem presença confirmada em março no XVII Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica em São Paulo.

Co autor do Livro “Lipomioescultura” – Ewaldo Bolivar de Souza Pinto – Capítulos Minilipoabdominoplastia; Minilipoabdominoplastia Ampliada e de diversos Artigos na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica.

Adotou a sociedade paulista para frequência de congressos devido sua formação ter sido finalizada lá , onde criou boas amizades com seus antigos chefes e Colegas bem como excelentes referencias.

Como bom residente, participativo e camarada com os demais foi homenageado tanto na formação em Cirurgia Geral como em Cirurgia Plástica.

Dono de uma personalidade forte e um caráter irretocável, procura ser sempre justo e pontual em suas atitudes.

Com o apoio incondicional de sua mulher Renata Magalhães, vem construindo uma carreira justa e irretocável. Renata é daqui de pertinho de Uberlândia mas viveu anos com ele em Santos e lá, acabou adquirindo paixão pela paixão do marido.

Pra encerrar, espero que tenham gostado da história. Mas antes quero terminar falando sobre bom senso, estética, estas coisas.

Vou começar com a palavra parcimônia (já usada em alguma frase acima). Não queira ser o outro. Seja você mesmo. Além de ser menos cansativo é mais proveitoso. Tentando ser a outra pessoa, você não será a sua referência e nem você mesmo.

Sendo você, as portas se abrirão com mais facilidade e isto cabe totalmente à sua imagem.  Na internet ou no Aurélio….”Senso estético é a capacidade de julgar, raciocinar, apreciar e decidir o que é belo e agradável aos sentidos humanos.  O senso estético está intrinsecamente relacionado com as áreas artísticas, como as artes plásticas, o cinema, o teatro, a moda, o design e outras formas que lidam com o visual ou a aparência de algo. No entanto, a definição do senso estético não se limita apenas ao que afeta o visual, mas também aos outros quatro sentidos: audição, tato, paladar e olfato – contanto que estes elementos estejam em sintonia com o que é convencionalmente considerado belo “. 

Na vida cotidiana, o desenvolvimento do senso estético está relacionado com o gosto pessoal de cada indivíduo. Mas na falta dele é sempre bom consultar um amigo, um profissional (seja qual área for), pesquisar, ouvir e assim se decidir – sem mudar sua estrutura, sem modificar quem é vc. Harmonia é tudo.

Dr.Vinicius sabe dialogar. Te ouve e aconselha. 

Sua clínica, aqui em Uberlândia :

Clinica de Cirurgia Plástica Vinicius de Freitas  

Rua Santos Dumont, 221 – Centro 

Telefones: 55 34 3214 8090 

WhatsApp: 55 34 99696 9697

Carlos Hugueney Bisneto.